O time iniciou a década de 1990 com nova denominação: Ituano Futebol Clube. A mudança marcaria a ascensão do time a elite do futebol paulista e a mais uma etapa no processo de profissionalização, que há muito tempo já não tinha nenhum vínculo com os trabalhadores ferroviários do estado ou do município.
O Ituano realizou bons campeonatos entre 1990 e 1993. O time conseguiu se manter bem na elite, apesar de nunca ter sido um grande destaque das competições. Foi durante este período que o clube lançou para o futebol o ídolo Juninho Paulista. O craque disputou o Paulistão de 1992 pelo Ituano e despertou a atenção do São Paulo Futebol Clube, que no ano seguinte passou a contar com o atleta em seu plantel.
No entanto, em 1994, o Galo amargou a última posição da tabela do Campeonato Paulista e foi rebaixado para a segunda divisão, agora, chamada pela Federação, de Série A2.
Em 1997, o clube foi vice-campeão da Série A2 do Paulistão e garantiu o retorno a divisão especial do ano seguinte. A comemoração durou pouco e o clube se viu rebaixado novamente após o campeonato de 1999.
Texto: Rodrigo Tomba
Fontes Consultadas:
Arquivo Ituano F.C.
Revista do Ituano F.C.
Federação Paulista de Futebol
Revista Campo&Cidade
Jornal Periscópio
Folha de S. Paulo
Gazeta Esportiva
GE.com
IBGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário