domingo, 15 de julho de 2012
Detecção e sintomas da Próstata
A importância da prevenção deste tipo de problema mora justamente na dificuldade de detecção – segundo os especialistas ouvidos, o início da doença é totalmente assintomático.
Os primeiros sinais começam a aparecer quando a doença já está avançada ou com metástases nos ossos, causando dor, segundo Caponero. “Eventualmente pode ser observada a presença de sangue no sêmen”, ressalta. Outros sintomas comuns são a dificuldade em urinar, sangue na urina, obstrução renal e aumento no número de micções.
De acordo com Maluf, o termo “prevenção” não é o mais adequado no caso do câncer de próstata, e sim, “rastreamento”, pois os exames ajudam a diagnosticar o problema e não prevenir. Daí a importância do acompanhamento: caso a doença seja identificada em estágio inicial e aliada ao tratamento adequado, as chances de cura são de quase 100% dos casos.
Os dois exames geralmente realizados no rastreamento são o toque retal e o PSA, recomendados anualmente ou a cada dois anos para homens a partir de 50 anos e a partir dos 40 para quem tem histórico familiar da doença ou negros, que, segundo Maluf “têm um câncer com características mais agressivas do que os brancos”. Segundo os especialistas ouvidos, são raros os casos antes dos 50 anos, e incidência maior acontece entre 60 a 65 anos.
Como é feito o exame do toque
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário