domingo, 15 de julho de 2012

Como é feito o exame de toque para detectar a próstata


Exame de toque, um tabu


Ambos os especialistas reiteram a importância e eficácia do exame de toque. “O exame de toque retal é importante e não deve ser abandonado a despeito do PSA, pois eles são complementares”, considera Maluf.
Caponero explica que ele pode ser feito na posição ginecológica, com o paciente deitado de lado com as pernas flexionadas sobre o tórax, ou, o que é mais apropriado, com o paciente com joelhos e cotovelos apoiados na mesa de exame. “Utiliza-se um lubrificante ou anestésico local e o médico introduz o dedo indicador através do ânus e avalia a próstata em busca de alterações de volume, simetria ou consistência”.
Embora pareça muito inconveniente, o oncologista afirma que o desconforto físico não é tão acentuado, “uma vez que as fezes normais têm espessura maior do que a de um dedo indicador”. E acrescenta: “o desconforto é mais psicológico e, por isso, para aliviá-lo, o mais importante é uma conversa franca sobre a importância e real necessidade do exame”.

Tratamentos e chances de cura
O tratamento para este tipo de câncer vai depender da idade do paciente, segundo explica Caponero. Além disso, são considerados aspectos como qualidade de vida e agressividade da doença. Os especialistas são unânimes em afirmar que as chances de cura estão completamente relacionadas ao diagnóstico precoce. Para os casos mais leves, o único tratamento indicado é a observação vigilante. “Em alguns casos, a doença é tão indolente que talvez consigamos postergar o tratamento”, explica Maluf.
Já os casos localizados são tratados por meio de cirurgia ou radioterapia e, por fim, os casos de doença mais avançada, quando ela evolui para o corpo e para os ossos, a orientação são os tratamentos hormonais. “Eles visam diminuir a produção de testosterona, que é o hormônio que alimenta o câncer”.

Vida sexual
De acordo com Maluf, tanto a cirugia quanto a radioterapia podem impactar a fertilidade “porque uma das estruturas que armazena o líquido que compõe o esperma é retirada ou irradiada”. Para quem quer ser pai, existe a alternativa de colher o esperma antes de fazer a cirurgia ou de começar o tratamento.
Com relação à ereção, o oncologista aponta que pode haver a diminuição de 30% a 50%, ou a perda total em casos mais raros. “Mas vale lembrar que existem estratégias para tratar a disfunção sexual”, reforça.
Fonte: Site terra

Sintomas da Próstata



Nenhum comentário:

Postar um comentário