quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mangaratiba beleza natural



Mangaratiba é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localizado na microrregião de Itaguaí, pertencente à região da Costa Verde, a cem quilômetros da capital fluminense.

Mangaratiba hoje
Atualmente, Mangaratiba é um município residencial, possuindo grandes condomínios e alguns hotéis e resorts de luxo e um incipiente comércio local. A cidade possui enorme potencial turístico, com localização privilegiada entre municípios ilustres como Angra dos Reis, Parati e Itaguaí, porém sua vocação turística não é plenamente explorada. O turismo é explorado apenas pelos grandes hotéis instalados na região e por poucas empresas de turismo. Os locais mais explorados são os distritos de Itacuruçá, Muriqui e Conceição de Jacareí.
O município não possui indústrias, universidades e não conta com redes de lojas de grandes marcas, embora possua potencial para isso. Por não ter um comércio amplo como os municípios vizinhos, grande parte da sua população economicamente ativa tem como maiores empregadores a prefeitura e a companhia Vale. Os resorts da região também empregam parcela da população, embora a grande parte da mão de obra qualificada para esses empreendimentos venha, principalmente, da capital e de municípios vizinhos. Por estar próxima a Itaguaí e à capital Rio de Janeiro, sua população movimenta o comércio dessas cidades, especialmente em Itaguaí e nos bairros de Campo Grande e Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Praticamente todo o município possui ruas com calçamento, energia elétrica, água encanada, telefone fixo e telefone móvel das cinco maiores operadoras (Oi, Claro, Vivo, Tim e Nextel). O código de área (DDD) de Mangaratiba é o 21. Somente algumas áreas do município contam com internet banda larga ADSL: Centro, Muriqui e Itacuruçá. Existe também uma prestadora de internet via rádio, porém com abrangência limitada devido à região de relevo acidentado de Mangaratiba. O município não conta com serviço de tevê à cabo e ainda não oferece sinal de tevê digital.
Mangaratiba possui alguns patrimônios históricos, como a Igreja Matriz, o Solar Barão do Sahy e o Centro Cultural, localizados no centro do município. Na região conhecida como Acampamento ou Saco de Cima, é possível observar as ruínas da época áurea da cidade, além do Bebedouro utilizado por D. Pedro II, a Estrada Imperial e o Pomar da Casa Branca. Mais adiante é possível acessar a antiga cidade de São João Marcos, hoje distrito de Rio Claro. O município possui suas matas bem conservadas, embora em alguns pontos como Muriqui e próximo ao centro, a mata tenha dado lugar à invasões e construções irregulares. Suas inúmeras belezas naturais como praias, ilhas e cachoeiras atraem principalmente no verão, moradores de cidades vizinhas da Baixada Fluminense e Zona Oeste do Rio, em busca de descanso e lazer. O município é o principal portal de entrada para a Ilha Grande (Angra dos Reis).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário