quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bento Gonçalves capital da uva e do vinho



Bento Gonçalves é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localizado no Nordeste Rio-grandense, mais precisamente na Serra Gaúcha, possui uma população de 107.341 habitantes (IBGE/2010), sendo considerada uma cidade média. É conhecida por ser ao mesmo tempo um pólo vitivinícola, moveleiro e turístico, tendo atuação de destaque nacional e internacional nesses setores, constituindo uma das maiores economias do Rio Grande do Sul.
O local onde foi erguido o município era habitado por índios caigangues há tempo desconhecido, e foi povoado por imigrantes provindos da Itália por volta do ano de 1875, resultado dos esforços do governo imperial a fim de desenvolver a região. Assim, desde as primeiras levas de imigrações, milhares de imigrantes, não só da Itália, mas também alemães, polacos e espanhóis, desembarcaram no Brasil e ocuparam as terras até então desconhecidas onde hoje se encontra a cidade.
O nome do município remete ao General Bento Gonçalves da Silva, militar e revolucionário brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. Antes, ainda como colônia da cidade de Montenegro, já havia tido os nomes de Cruzinha e Colônia Dona Isabel.
A cidade abrange grande parte da área do Vale dos Vinhedos, região que abriga algumas das melhores vinícolas do país. Além disso, é sede de eventos importantes no cenário nacional como Fenavinho, ExpoBento, Fiema Brasil e Movelsul, todas realizadas no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o segundo maior do tipo em todo o Brasil.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário