
São Sebastião é um município do estado de São Paulo, no litoral norte do estado (ou microrregião de Caraguatatuba). A população estimada em 2006 era de 75 886 habitantes, e a área é de 403 km², o que resulta numa densidade demográfica de 162,47 hab/km².
GeografiaSeus limites são Caraguatatuba a norte, o Oceano Atlântico a leste e sul, Bertioga a oeste e Salesópolis a noroeste.
A Ilha de São Sebastião, cujo território corresponde ao do município de Ilhabela, fica defronte à costa leste de São Sebastião. Nessa costa é que se localiza o centro comercial da cidade. Por entre a cidade e a ilha está o canal de São Sebastião, que tem em sua largura mínima apenas 3 km, onde a travessia pode ser feita pela Travessia São Sebastião-Ilhabela de balsas.
No canal fica o porto de São Sebastião e o oleoduto da maior unidade da Transpetro (a subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de petróleo e demais combustíveis), responsável por 80% do combustível exportado pelo país. Já a costa sul conta com praias de turismo, como Guaecá, Toque-Toque, Maresias, Boiçucanga, Barra do Saí.
Praticamente tudo na cidade está localizado nas estreitas áreas planas entre o mar e as montanhas, exceto por torres de telefonia celular e torres de transmissão elétrica. Na porção central da cidade, essas áreas não chegam a mais do quê 3 km de largura, mas podem chegar ao dobro nas regiões menos povoadas à oeste. A maior parte da cidade se concentra entre a Praia da Enseada (a última antes de Caraguatatuba) e a Praia de Guaecá. De Toque Toque Grande a Boraceia (a última antes de Bertioga), há muitos hotéis, casas de veraneio e casas noturnas. O Rio Guaratuba faz a fronteira com Bertioga, enquanto que o Rio Juqueriquerê faz a fronteira com Caraguatatuba.
A cidade possui um clima oceânico, com uma temperatura média anual de 24°C.[7] A maior parte das montanhas e das ilhas são cobertas pela Mata Atlântica.
Dois distritos formam o município: Distrito de São Sebastião e Distrito de Maresias.
Maresias é um ponto popular dos surfistas do litoral paulista. Foram esses esportistas que há cerca de 20 anos descobriram a região, na época acessível por uma estrada de terra em precárias condições. A praia tem fortes arrebentações provocadas por um parcel. Hoje Maresias é considerada a versão paulista da carioca Ipanema. Está no eixo mais agitado da região que compreende ainda as praias de Boiçucanga, Camburi e Juqueí. Possui uma das melhores infraestruturas turísticas de São Sebastião com bares, restaurantes, hotéis, pousadas, campings e danceteria.
Camburi é bastante agitada, frequentada por grande número de turistas e surfistas. A praia de Camburi é separada da de Camburizinho por um rio que desemboca em uma pequena ilha. Conta com posto permanente de salva-vidas do Corpo de Bombeiros. Possui campings, hotéis, pousadas, mercado e lojas de artesanato caiçara. Próximo ao limite com cidade de Bertioga está localizado um aldeamento indígena.
Ilhas
Duas das ilhas de São Sebastião vistas da BR-101. As Ilhas estão no meio, e a Ilha das Couves pode ser vista À direita, atrás d'As Ilhas.Há algumas ilhas espalhadas pelo litoral da cidade. A maior é mais famosa é a Ilha de São Sebastião, parte da cidade de Ilhabela.
Ilhas de Toque-ToqueDo norte ao sul, a Ilha de Toque-Toque Grande é a primeira depois de Ilhabela, e localiza-se em frente à praia homônima. Não há nem praias nem pessoas por lá, mas o local é visitado para mergulho.[8] A Ilha de Toque-Toque Pequeno, mais ao sul, é menor, igualmente desabitada e lembra uma tartaruga quando vista da Praia de Santiago.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário