segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Hoteis para a copa do mundo de 2014 em Porto alegre



Qual é a previsão de crescimento da rede hoteleira até 2014?
Para Porto Alegre, estão previstos mais de mil apartamentos novos na hotelaria. Já existem alguns em construção e outros em projeto. No total, são 14 novos hotéis, tanto no Centro quanto nos bairros. O próprio projeto da Arena do Grêmio tem hotel, assim como existe hotel previsto no Beira-Rio e no cais do Porto. Os mais adiantados, provavelmente, entrarão em operação no ano que vem.
Qual é o investimento e de onde vem?
A grande maioria é investimento totalmente privado. Alguns pedem financiamento. A gente estima o investimento de R$ 100 mil a R$ 200 mil por apartamento novo
Não faz tanto tempo que as grandes redes hoteleiras começaram a se espalhar pela cidade. Elas estão mais interessadas em Porto Alegre?
As grandes redes têm interesse em abrir hotéis em todas as cidades-sede de 2014. Porto Alegre já tem hotéis de praticamente todas as redes nacionais. A grande maioria opera equipamentos de terceiros, então existem investidores imobiliários. São grupos que analisam o mercado, identificam necessidades de hotelaria e depois trabalha com um grupo que opera o hotel.
Que hotéis serão esses?
Em Porto Alegre, temos em construção dois hotéis da rede Accor, um Novotel, já avançado, em frente ao aeroporto, e um Formule 1, com 300 apartamentos, no centro da cidade. As obras iniciam nos próximos meses. Existirá um hotel de luxo no Moinhos de Vento. E também haverá um hotel da rede Master, com mais de duzentos apartamentos.
Porto Alegre tem 13,5 mil leitos em hotel e só o novo Beira-Rio terá capacidade para 62 mil pessoas. A princípio, faltaria hospedagem, mas alguns representantes do setor hoteleiro dizem que, se o Mundial fosse hoje, haveria vagas para todos. Eles estão contabilizando os hotéis da região metropolitana?
Exatamente. O perfil do torcedor que vem pra Copa é bem diferente do da final da Libertadores. São pessoas com tempo, que também buscam o lazer. Elas nem sempre param onde estão acontecendo os jogos, mas em cidades que ficam a uma hora de carro do estádio. Entre os jogos, eles fazem turismo. Nós temos um grande pólo hoteleiro na serra gaúcha. Juntando Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, nós mais do que dobramos a capacidade hoteleira. Então, mesmo que venha um time da América do Sul, como Argentina, de grande torcida, nós temos condições de absorver essa hospedagem. Claro que temos que fazer uma operação logística maior para trazer os torcedores a cada jogo, basicamente por meio rodoviário, já que as cidades são próximas. Teria que haver ônibus para fazer o deslocamento. Porto Alegre está preparado para receber torcidas de fora de mais de 30 mil pessoas, com toda a tranquilidade, só colocando sistema de transporte eficiente até o local de jogo.
Fonte: Terra Blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário