quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Ferramenteiro de Correção
Onde poderá atuar
Em áreas de atuação como automobilística, máquinas e equipamentos, metalurgia, bem como desenvolvendo atividade ligadas às indústrias de borracha e plástico e minerais não-metálicos.
Que tipo de atividades irá desempenhar
De um modo geral, os ferramenteiros são os responsáveis pela construção e desenvolvimento de ferramentas e dispositivos de usinagem. O trabalho dos ferramenteiros pode se dividir em dois grandes conjuntos de atividades: a ferramentaria de construção, em que trabalham os profissionais que executam projetos de máquinas especiais, equipamentos, ferramentas e dispositivos, e a ferramentaria de manutenção, em que se faz consertos, reajustes e remanufatura dos equipamentos e utensílios fabricados pelo ferramenteiro de construção, principalmente em conseqüência do desgaste decorrente do uso freqüente.
O que as empresas esperam de você
Que tenha habilidade manual e coordenação motora, para operar máquinas e manipular equipamentos.
Que tenha acuidade visual e tátil, para produzir ferramentas e dispositivos de usinagem.
Que tenha visão espacial, para dimensionar elementos de projetos.
Qual a remuneração média inicial oferecida no mercado de trabalho*
R$ 1.561,48
Como deve se preparar
Para ser um ferramenteiro é necessário concluir o ensino médio, além de fazer um curso de formação profissional com mais de 400 horas/aula, com especialização em ferramentaria. Vale destacar que, segundo a Lei Federal 9.394/96 – LDB, o aluno poderá cursar o ensino médio, e concomitantemente, fazer o curso técnico.
*fonte:RAIS/MTE 2002
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário