sábado, 6 de agosto de 2011

Como funciona o Google



O que começou como um projeto liderado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes do programa de Ph.D. de Stanford, é agora uma das mais influentes companhias na World Wide Web: Google. No início, o objetivo dos estudantes era fazer uma ferramenta de busca eficiente, que desse aos usuários links relevantes em resposta aos pedidos de busca. Apesar desse continuar sendo o principal objetivo do Google hoje, a companhia oferece serviços que vão de e-mail a armazenamento de documentos. Em menos de uma década, o Google evoluiu de uma empresa de dois homens para uma corporação multibilionária.
Hoje, a popularidade do Google continua crescendo. Em 2007, o Google ultrapassou a Microsoft como o site mais visitado da Web [fonte: San Francisco Chronicle (em inglês)]. A influência da companhia na Internet é inegável. Todo webmaster quer ter o seu site listado no topo das páginas de resultados do Google (SERPs - search engine results pages), pois isso quase sempre resulta no aumento do tráfego no respectivo site. O Google também comprou outras companhias de Internet, que variam entre serviços de blogs ao site de compartilhamento de vídeos YouTube. Por um tempo, a tecnologia de busca do Google serviu até para potencializar os sites de buscas concorrentes - o Yahoo utilizou as buscas do Google até desenvolver sua própria tecnologia em 2004 [fonte: cNet (em inglês)].

A influência do Google não é restrita apenas à Web. Em 2007, os executivos do Google anunciaram suas intenções de participar do leilão da banda sem-fio de 700 megaherts, promovido pela FCC (Federal Communications Commission - Comissão Federal de Comunicações). Essa faixa do espectro sem-fio pertencia anteriormente às difusoras analógicas de televisão. O Google entrou no leilão com o intuito de aumentar a competição na indústria de serviços wireless. O Google apoiou uma abordagem de tecnologia aberta para o serviço wireless, na qual os consumidores podem utilizar qualquer dispositivo com qualquer provedor em vez de enfrentar escolhas limitadas, determinadas pelos provedores e seus fornecedores preferenciais. Para entrar no leilão, o Google teve que provar que já está pronto para cobrir o preço de reserva para o espectro: US$ 4,6 bilhões.
Quantos zeros?
O nome do Google é uma variação da palavra "gugol", um termo matemático para o número 1 seguido de 100 zeros. Page e Brin acharam que o nome ajudaria a ilustrar a missão monumental do Google: organizar bilhões de bytes de informação encontrados na Web.

Rendimentos do Google
Diferente de algumas empresas de Internet, o Google tem diversas formas para gerar rendimentos além do investimento privado ou da venda de ações. O Google usa três formas de parceria com comerciantes e anunciantes: Google Checkout, Google AdWords e Google AdSense.
Stand Honda/AFP/Getty Images
Em 2004, o Google se tornou uma companhia publicamente negociada na NASDAQ
O Google Checkout é um serviço desenvolvido para tornar transações online mais simples tanto para o consumidor quanto para o vendedor. Do lado do consumidor, os usuários criam uma conta gratuita do Google Checkout. Uma parte da criação da conta é entrar com o número de um cartão de crédito ou débito, que o Google armazena em uma base de dados segura. Quando o usuário visita uma loja virtual que aceita o Google Checkout, ele pode clicar na opção "finalizar compra" e o Google facilita a transação. Isso significa que o usuário não precisa inserir um número de cartão de crédito cada vez que efetuar uma compra.
Os vendedores podem criar contas no Google Checkout gratuitamente, mas desde fevereiro de 2008, o Google cobra uma taxa de 2% mais 20 centavos por venda. Por exemplo, se um consumidor compra um item de US$ 10 de um comerciante, o Google cobrará deste comerciante 40 centavos por essa transação.
Outra forma de o Google gerar renda é através de dois serviços de publicidade online chamados AdWords e AdSense. Com o AdWords, os anunciantes podem enviar anúncios para o Google que incluem uma lista de palavras-chave relacionadas ao produto, serviço ou negócio. Quando um usuário do Google faz uma busca na Web usando uma ou mais dessas palavras, o anúncio aparece em uma barra lateral da página de resultados. O anunciante paga ao Google cada vez que um usuário clica no anúncio.

Aquisições do Google
O Google não é famoso apenas por criar e oferecer serviços úteis - ele também adquiriu e incorporou empresas inovadoras. Algumas delas são o YouTube (um site de compartilhamento de vídeos), o Blogger (um serviço de web logs), o Picasa (um serviço de compartilhamento de fotos) e o Jaiku (um serviço de mensagens SMS e micro-blog).
O AdSense é similar, exceto que, em vez de exibir os anúncios na página de resultados do Google, o webmaster pode optar por integrar os anúncios ao seu próprio site. Os spiders do Google navegam pelo site e analisam seu conteúdo. Então, o Google seleciona anúncios que contém palavras-chave relevantes ao site. O webmaster pode customizar a localização e a cor da barra lateral que exibe os anúncios. Cada vez que alguém clica em um anúncio no site, o webmaster recebe uma parte da renda do anúncio (o Google fica com o restante).
Os anúncios do Google AdSense aparecem nas páginas do HowStuffWorks
Com o AdWords e o AdSense, a estratégia do Google é oferecer anúncios direcionados aos usuários. O Google acredita que, ao oferecer propagandas relevantes à informação que o usuário já está procurando, as chances de alguém procurar o anúncio aumentam consideravelmente [fonte: Google (em inglês)].


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