segunda-feira, 30 de maio de 2011

Aposentada vive em situaçao Sub-humana no Interior de São Paulo


Um caso muito preocupante na cidade de Itu no interior de São Paulo, uma mulher vive sozinha isolada no meio do nada, em uma casa simples com chão de terra, fogão a lenha, sem água encanada e luz elétrica; esse é o lar da aposentada Isola Camargo de 81 anos em um bairro rural chamado Tapera Grande a três kilometros da Rodovia do Açúcar.
A mulher é caçula de três irmãs, não casou e não teve filhos. Viveu com os pais na juventude em uma fazenda nas proximidades do Hospital do Pirapitingui. Depois que os pais e suas irmãs faleceram, isola resolveu se mudar e montou um barraco no local onde hoje vive. Algum tempo depois conseguiu que um vizinho que mora nas proximidades construísse uma casa de dois cômodos. O local um casebre em ruínas, não oferece conforto algum para a idosa, a cama feita de improviso fica bem acima do chão e o motivo segundo a aposentada é que durante a noite cobras invadem a casa a procura de ratos.
“Eu não quero morar na cidade, lá tem muita gente e o povo não gosta de cachorro. Aqui eu vivo sozinha com meus bichos” afirma Isola.
Os pertences de Isola se resumem a dois cobertores, um armário onde guarda os mantimentos, dois sacos com roupas, algumas garrafas plásticas com água, algumas panelas talheres e uma cadeira. O mesmo vizinho que o ajudou a construir a casa sempre que pode traz água que ela utiliza para cozinhar, lavar roupas e tomar banho. Na casa não há banheiro fazendo com que a idosa, utilize uma bacia para tomar banho. Uma vez por mês ela anda cerca de três kilometros em meio à mata fechada em uma estrada de terra ate a Rodovia do Açúcar para pegar o ônibus e ir até o centro da cidade para receber R$ 350.00 de aposentadoria.”Meu pai me ensinou a andar bem na cidade, eu vejo as placas e compreendo alguma coisa” explica Isola.
Apesar de estar afastada do mundo, a idosa sabe o ano em que vive e ate chuta o nome da atual Presidente do pais; “ela chama Vilma falaram que é uma mulher” afirma.
Pessoas interessadas em ajudar a idosa, com roupas ou mantimentos podem procurar Quinta Companhia da Policia Militar do bairro Cidade Nova, ou entrar em contato pelo telefone: (11)4019-1020.
Uma vergonha para um pais rico como o Brasil onde ainda a pessoas vivendo em situações sub-humanas...

Fonte: Jornal Periscópio de 28/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário